Ser caridoso com o próximo é um símbolo de carinho e respeito
Luana Onelli
Na manhã do dia 25 de janeiro, a população de Brumadinho não imaginava que uma tragédia viria a acontecer justamente naquele dia. Pela tarde, a barragem da Vale se rompeu e muitas vidas e famílias foram afetadas pelo ocorrido.
Todos os jornais televisivos exibiam a mesma cena: o trabalho incessante dos bombeiros em retirar as vítimas da lama, corpos encontrados já sem vida, famílias em desespero. Esse cenário já tinha sido visto antes, quando houve o rompimento da barragem em Mariana, há quatro anos, deixando mortos, feridos e desaparecidos.
Mas, existe um ponto que impressiona e nos faz acreditar que ainda existe bondade entre as pessoas nesse mundo, que surgiu com toda força: a solidariedade.
VOLUNTÁRIOS
A maioria dos voluntários foi oferecer o que tinha para os necessitados daquela cidade, fossem alimentos, água, roupas ou assistência médica. Grupos de pessoas enfrentaram o caos em que se encontrava a cidade para dar apoio aos necessitados.
Entre os itens oferecidos pelas pessoas, estavam até “energias positivas” de um grupo vindo de Belo Horizonte, que utilizou a técnica sukyo mahikari para a renovação espiritual de quem necessitasse.
Outro grupo de voluntários se juntou para o resgate dos animais que também se encontravam em apuros, e precisavam de ajuda para saírem vivos. Mesmo com policiais mandando as pessoas se afastarem do local, pois era arriscado se aventurar daquele jeito, os voluntários encararam aquele cenário triste e conseguiram salvar alguns animais.
Pessoas de todas as cidades, que estavam confortavelmente em suas casas, decidiram ajudar aquele povo sofrido, despertando o espírito de solidariedade. Essa atitude nos faz ainda ter esperança na humanidade, entre tantas coisas ruins que vemos no nosso cotidiano.
AÇÕES
Mas, para fazer uma ação solidária, você não precisa ser tão radical quanto esses voluntários que ajudaram Brumadinho. Pela definição do dicionário, ser solidário é ter o sentimento de simpatia ou piedade pelos que sofrem, com o intuito de confortar ou ajudar, quem quer que esteja precisando.
O JORNAL DE ITATIBA – Diário publicou uma reportagem que contava sobre a ação feita pelo Hotel Colonial, de montar uma mesa de café da manhã para as pessoas que estão nas ruas, e não têm o que comer, garantirem o seu pãozinho do café da manhã, ou o leite matinal.
Essa ação pode matar a fome de muita gente que está há dias sem ver uma comida pela frente, e o dono do Hotel, Ivan Bedani, resolveu, além de ajudar quem necessita, reduzir os alimentos que seriam jogados fora por não estarem mais frescos para o dia seguinte, evitando desperdício.
A ação gerou tanta repercussão, que até outras pessoas ligaram para o Ivan oferecendo apoio na ação solidária. Dessa forma, é possível sempre aumentar a mesa de café da manhã, ajudando cada vez mais pessoas.
Outra ação de solidariedade foi a Campanha de Doação de Sangue, promovida pelo Rotary Club ontem, dia 9, em parceria com a Prefeitura de Itatiba e Unicamp.
Esta campanha é promovida todo segundo sábado de cada mês, onde as doações podem ser feitas das 9h às 12h, seguindo os requisitos para ser um doador.
Os requisitos são: portar um documento com foto, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis), alimentar – se bem, com café da manhã (não estar em jejum) e não consumir bebida alcóolica nas últimas 24 horas.
Lembrando que as pessoas que fizeram tatuagem, colocaram piercing ou fizeram cirurgia no período de um ano, além das mulheres que estão em período de amamentação, não podem doar. A coleta de sangue é realizada no Ambulatório Central de Especialidades (SUS), na Rua Marcos Dian – 365, Jardim de Lucca.
SOLIDARIEDADE ITATIBENSE
Fazer um ato de caridade nunca foi tão fácil. Aqui em Itatiba existem muitas instituições que arrecadam alimentos, objetos, roupas e sapatos para os que realmente precisam.
O Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, órgão da Prefeitura, sempre está criando campanhas para arrecadações, eventos e parcerias. As doações recebidas são destinadas a entidades assistenciais de Itatiba de diversas áreas.
Já no Centro de Capacitação Solidária, do Fundo Social de Solidariedade, são oferecidos cursos profissionalizantes e oficinas gratuitas à população, e as aulas são ministradas e elaboradas por professores voluntários. As pessoas que quiserem entrar em contato, é só acessar o site da Prefeitura de Itatiba (http://www.itatiba.sp.gov.br/Fundo-Social/centro-de-capacitacao-solidaria), onde se encontram todos os locais com os telefones, e-mails e horários de atendimento.
Outro projeto solidário de voluntariadas em Itatiba é o projeto Amor ao Quadrado, onde um grupo de pessoas que estão dispostas a aprender a fazer tricô ou crochê, se reúnem uma vez por mês para produzir essas peças, que formam mantas de lã e depois são doadas a entidades assistenciais. Também é possível doar para o projeto, lãs ou linhas de qualquer tamanho e cor, para a confecção das mantas. As reuniões são feitas na Rua Quintino Bocaiúva – 380, Centro.
A Campanha do Agasalho, que é feita todos os anos para arrecadação de cobertores, blusas de frio, entre outras roupas que esquentem pessoas que não possuem o que vestir no frio, também é uma forma de solidariedade. Segundo o Fundo Social de Solidariedade, em 2018, foram arrecadadas mais de 80 mil peças.
COMECE JÁ
Para ser solidário, basta você oferecer o que tem para quem necessita, seja roupa que você não utiliza mais, sapatos que estão parados na gaveta há tempos, que com certeza alguém faria melhor uso que você, brinquedos que estão jogados por aí, pois muitas crianças se divertirão muito com o que você não usa mais, ou qualquer outra coisa que possa ajudar. Desta forma, conseguimos colaborar com outras pessoas ao nosso redor, sendo um ato de carinho, respeito e bondade.
Texto publicado no JORNAL DE ITATIBA – Diário
Link: http://digital.maven.com.br/pub/jornaldeitatiba/?numero=11514&edicao=102213