Provas, simulados e muitas recomendações… a época de vestibular é uma fase estressante para muita gente que tem o sonho de ser aprovado em uma faculdade, seja ela pública ou particular, principalmente para os jovens do terceiro ano do Ensino Médio que estão encerrando um ciclo da vida escolar.
Com a pressão imposta pela sociedade para que os adolescentes escolham qual curso fazer e em qual instituição estudar, às vezes surgem dúvidas e incertezas, que podem desencadear crises de ansiedade e o medo de falhar neste momento e não atingir a nota esperada para entrar no curso escolhido.
Pensando nestes problemas, o Colégio Next implementou neste ano um projeto em que é trabalhado especificamente as questões relacionadas ao psicológico. Segundo o diretor, Wagner Checon, os professores dedicam um tempo da aula para colocar músicas que falam os passos a serem seguidos para uma respiração correta, trabalhando a ansiedade, buscas, medos e pressões.
“Este trabalho é feito em outubro, e um dos principais temas a serem trabalhados é o foco e a diminuição do stress. Este ano só o 3º ano do Ensino Médio está passando por essa experiência, mas pretendemos expandir esse projeto para toda a escola a partir do próximo ano”.
Orientação
Segundo o diretor, a orientação para a preparação ao vestibular começa a partir do segundo semestre do segundo ano do Ensino Médio, onde os alunos são conduzidos pela orientadora profissional, e são realizadas atividades em grupo e individuais, trabalhando a perspectiva de mercado, de orientação profissional e escolha das universidades.
Wagner diz que ele mesmo ministra várias palestras de orientação no terceiro ano do Ensino Médio. “As palestras acontecem no início do ano, pelo menos uma vez por mês, e são discutidos assuntos em relação às universidades, à escolha das vagas, a alimentação correta para esse período, como fazer um planejamento adequado durante o ano para estar bem preparado psicologicamente e fisicamente na hora da prova, e orientações do que deve ser feito ou não antes da prova”.
Este trabalho de orientação começa em fevereiro e termina em agosto/setembro. “Na semana antecedente ao vestibular, é trabalhado a questão de como se preparar, atividades para serem feitas, além de um trabalho de alívio e descanso, se preparando para a reta final.
“Além de haver essas preparações, também é trabalhada durante o ano a parte cognitiva e de conhecimento para a execução da prova, além de dicas como estudar, para que isso torne menos estressante para os alunos”.
Depoimentos
A aluna do terceiro ano do Ensino Médio do colégio Next, Isabella Bezana, comenta que está vivendo uma fase estressante e com muitas pressões como todos do terceiro ano. “Os vestibulares trazem uma carga alta de nervosismo, além de uma sensação de não saber o suficiente. Entretanto eu sei que tive uma base excelente no Colégio Next e estou preparada para os exames, independente de como serão os resultados”.
O estudante Gustavo Costa de Melo, também do terceiro ano do Colégio Next, diz que a ideia de preparo emocional é importante para um bom desempenho das pessoas, já que trabalhar o psicológico faz parte do processo. “Agradeço o apoio dado pelo Colégio Next, com palestras e a introdução da música voltada ao controle emocional, que é muito importante neste momento de pressão”.
Outros depoimentos de alunos do Colégio Next
“Estou tendo muita ajuda do meu colégio para deixar esse momento de provas de vestibulares o mais tranquilo possível. Além de ter uma preparação didática ao longo do ano, com as aulas de reforço e aprofundamento, tivemos uma preparação emocional, com palestras e exercícios de respiração e yoga, voltados tanto para o relaxamento como para melhorar a concentração” – Helena Oriani Costa Negro.
“De fato, o 3º ano do Ensino Médio é um ano de desafios, os vestibulares chegaram e é preciso lidar com toda a pressão, seja por conta do nervosismo em ser avaliado, seja por parte das grandes expectativas em conquistar nossos objetivos. Felizmente, eu pude contar com o suporte de uma ótima equipe. O Colégio Next foi fundamental na minha trajetória, me proporcionando ao longo de todo o ano aulas didáticas, palestras, cursos para lidar com o estresse e o necessário para enfrentar essa etapa” – Giovana Magnani Ventura.