Brasil: o País com mais ansiosos no mundo

Estudos da Organização Mundial da Saúde revelam que 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno.

Você é uma pessoa ansiosa? Caracterizada pelo aumento da frequência cardíaca, tensão muscular e respiração acelerada, a ansiedade nada mais é do que um estado psíquico de perigo e medo, quando estamos muito apreensivos com determinada situação e já antecipamos seus resultados negativos. Este problema é mais comum do que imaginamos: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o País com mais pessoas que sofrem de ansiedade no mundo, com 18,6 milhões de afetados pelo transtorno, ou seja, 9,3% da população.

Segundo explicações da psicóloga clínica Ana Maria Rostaiser Petti, embora a ansiedade seja uma emoção normal e saudável para o indivíduo, ela se torna um distúrbio quando excessiva, onde as pessoas sentem medos repentinamente e os sintomas da ansiedade se expressam em qualquer hora do dia, a famosa crise de ansiedade, que é caracterizada pela profunda sensação de insegurança, medo e descontrole.  “Diante de decisões antes de provas escolares e problemas no trabalho, é normal ter essa emoção, pois é uma resposta natural do corpo mediante uma situação de tensão. O que torna alarmante é quando essa emoção é excessiva, com características como a preocupação e pensamentos ruins”.

A ansiedade pode ser causada por muitos fatores, podendo ser traumas, estresse, doenças físicas e até a depressão, que podem vir sozinhas ou combinadas, o que resulta no transtorno de ansiedade. É importante lembrar que o motivo do medo pode nem existir de fato e está sendo gerado apenas pelo excesso de preocupação e o aumento de estresse interno. Essa tensão prolongada pode desencadear sintomas mentais e físicos.

Relação com outras doenças e tratamento

Ana Maria afirma que alguns estudos mostram que a ansiedade pode vir antes da depressão. “A ansiedade pode causar medos intensos, mesmo sabendo que seus pensamentos são irracionais. Ainda assim, a pessoa não consegue detê-los, podendo ocorrer os sintomas de ansiedade e depressão mesmo tempo”.

Geralmente, as pessoas que superestimam o perigo em situações que evitam ou temem possuem mais tendência a serem ansiosas, e a emoção pode ser leve, moderada e grave, de acordo com os sintomas apresentados.

Em relação ao tratamento para a ansiedade excessiva, a psicóloga explica que a principal base é identificar os sintomas para realizar um diagnóstico e tratar a situação, pois cada caso é um caso. “Existem diferentes maneiras de tratar a ansiedade, dentre elas as terapias, medicamentos específicos e outras técnicas naturais”. A especialista ainda deixa a recomendação: o importante é buscar ajuda, para que sejam investigadas as causas do problema e seja encontrada uma solução para minimizar os sintomas.

Crise de ansiedade

Quando os sintomas da ansiedade se manifestam repentinamente de forma intensa e incontrolável, o corpo dá sinais de taquicardia, a respiração fica irregular e surgem tremores por todo o corpo, causadas pela profunda sensação de insegurança, medo e descontrole. Muitas vezes a crise de ansiedade pode ser tão forte que a pessoa precisa ir à um hospital, por conta de os sintomas serem intensos.

Alguns sintomas antes das crises são: insônia, tensão muscular, falta de concentração, constantes memórias do passado, preocupação excessiva, irritabilidade, tontura, sensação de enjoo, calafrios, fadiga e sensação de que algo ruim vai acontecer.

Conheça os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade

Físicos: Respiração ofegante, falta de ar, aperto no peito, sudorese, mãos trêmulas, náuseas, tensão muscular, diarreia, dor na barriga, boca seca, pés e mãos frios ou suados, formigamento, dificuldade de dormir, de relaxar, medo constante, palpitações, enjoo e vômitos, tontura excessiva, agitar braços ou pernas.

Psicológicos: constante tensão/nervosismo, achar que algo ruim está por vir, dificuldade em esquecer o que o preocupa, certo medo que aparece constantemente, irritabilidade, descontrole sobre os pensamentos, dificuldade em esquecer o objeto de tensão, preocupação exagerada com acontecimentos futuros, medo, angústia, inquietação, insônia, dificuldade de concentração, sensação de estar no limite, pensamentos catastróficos.

E, então, como lidar com a ansiedade?

Embora a ansiedade tenha graus diferentes, variando com os sintomas que cada um apresenta, existem algumas alternativas naturais que podem ser utilizadas para controlar a ansiedade. Veja quais são elas:

– Inspirar e expirar o ar lentamente, contando até dez entre as respirações

– Valorizar o presente e ter pensamentos positivos, controlando as emoções e tentando não antecipar os resultados das ações realizadas

– Relaxar os músculos com alongamento

– Descansar a mente, não pensando nos problemas cotidianos

– Dedicar um tempo a si mesmo e buscar o autoconhecimento

– Ouvir músicas relaxantes, jogar, ler ou realizar outra atividade de lazer que você goste

– Praticar esportes

– Estar perto de pessoas que te fazem bem

Aplicativos que auxiliam no controle da ansiedade

Querida Ansiedade:  este aplicativo pretende acalmar os usuários ansiosos, oferecendo vídeos sobre o assunto e exercícios de respiração e meditação, além de ser possível escrever os sentimentos momentâneos e ler mensagens diárias sobre positividade. Disponível para Android e IOS.

Cíngulo – Terapia Guiada: desenvolvido para auxiliar no autoconhecimento, é possível traçar um histórico de sua personalidade e humor, podendo identificar os motivos da ansiedade. O aplicativo também conta com exercícios que podem ser realizados a qualquer momento. Disponível para Android e IOS.

Meditopia – Meditação e Ansiedade: o aplicativo oferece tipos de meditação e músicas calmas para ajudar no relaxamento e redução do estresse, oferecendo medalhas aos que participam de desafios e atingem metas. Há também uma opção que propõe reflexões ao usuário, podendo servir como um diário que permite anotações de lembretes. Disponível para Android e IOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *