Reportagem publicada no portal Digitais: https://digitais.net.br/2018/04/digitais-campinas-ciclistas-encaram-50-km-de-subidas-e-descidas/
Pelo menos 300 competidores participaram domingo passado, 22, da segunda etapa da Copa FBR de Mountain Bike, realizada em Itatiba. O atleta Alexandre Reis Pelegrini venceu a categoria PRO Elite Masculina, completando o percurso de 50 quilômetros em 1h54, e o competidor Everton Gomes foi o campeão da modalidade Sport Elite Masculina, que compreende 35 quilômetros e mil metros de elevação, terminando a prova em 1h18. Na categoria Pro Elite Feminina, a atleta Kelly Cristina Gobi completou o circuito em 2h33. Já na categoria Sport Master Feminina, a vencedora foi Kelli Rezende, finalizando a prova em 1h43.
Competidores preparados para a largada da corrida PRO
“O maior problema foi o calor”, queixou-se o competidor Fabrício Dias, que chegou em 14º lugar na categoria Pro Senior, depois de perder 45 minutos consertando um furo no pneu na altura da fazenda Serrana, finalizando a prova em 3h03. Segundo ele, a câmara de ar teve que ser substituída, pois o pneu ficou colado no aro. “Neste tipo de prova, todo mundo está sujeito a isso, é coisa que acontece. A bicicleta é toda preparada para esse tipo de prova, porém temos que contar com esses contratempos”, disse Fabrício. Apaixonado pelo esporte, o líder de projetos reside em Jundiaí – SP e atualmente sempre está participando de competições acessíveis. Ele contou que a estrada do percurso era bastante irregular e com muitas valas no final das descidas, o que fez com que muitos competidores se machucassem.
O ciclista Eduardo Alves compete em corridas há 10 anos, e disse que é preciso ter um treino diário para esse tipo de competição. “Nós treinamos com a bike pelo menos três vezes por semana, além do condicionamento físico na academia”, afirmou Eduardo. O coordenador de TI mora em Santo André – SP e disse que sempre está competindo em provas realizadas em cidades próximas.
Eduardo Alves e Fabrício Dias aguardando a largada
Anderson Marcello, o apresentador da Copa FBR, afirmou que o circuito dessa competição é Trip Training, ou seja, uma longa volta. “O circuito se inicia no mesmo local que termina, e uma longa distância é percorrida” afirmou. A Copa é composta por quatro etapas, a primeira foi realizada em Itú, a segunda em Itatiba, e as próximas estão sem local definido. “A competição conta com duas categorias: A Pro e a Sport. Dentro dessas, há subcategorias como a Pro Elite Masculina e Feminina, Sub 25, Sport Elite e a ForFun, para as pessoas que só querem participar da corrida, sem competir”, disse Anderson.
Na etapa de Itatiba, o circuito Pro teve sua largada às 8:35, com cinco minutos de atraso. Já o circuito mais curto iniciou as 9:00, com início e fim no Parque da Juventude. O local contou com uma área aonde as pessoas podiam comprar alimentos e bebidas enquanto esperavam os participantes chegarem da prova.
A largada de ambas as corridas foi dada pelo promotor do evento, Fernando Bergamini. “O circuito não tem planos, é totalmente de subidas”, disse Fernando ao dar a largada da corrida PRO. Em seguida, iniciou a contagem regressiva e a faixa foi arrebentada pelos ciclistas. Duas motos acompanharam o trajeto, para auxiliar os participantes no caso de acidentes.